A Escola Básica e Secundária de Pedrouços, através do seu Departamento de Expressões, promove a 2 de março de 2023 o lançamento da revista/catálogo MAAM, no âmbito do projeto com o mesmo nome levado a cabo no ano letivo 2020-2021. O evento terá lugar na Casa do Alto pelas 18.30 e contará com a participação dos convidados Claúdia Galhósi e Horácio Toméii .
As condições particulares geradas pela pandemia impediram-nos de prosseguir com o conjunto de exposições dedicadas a aprofundar a obra de artistas que exerceram uma significativa influência na arte do século XX, mas cujo conhecimento é, paradoxalmente, relativo no âmbito escolar. Citamos apenas alguns dos projetos de carater transdisciplinar que os nossos alunos desenvolveram: Imagens dos anos 30 nos 75 anos da Guernica (2013), Universos Futuristas. Homenagem a Fortunato Depero (1892- 1960) (2015), Projeto Amadeo (2017), Encontro – POESIA XXI/21 (2021), Mulheres Artistas/Artistas Mulheres (2020-2021), Territórios da Memória e da Imaginação (2021-2022). Exposições/acontecimentos que foram acompanhados por um conjunto de ações e edições cuidadas. Entre elas podemos citar as dramatizações da Invenção do Dia Claro de Almada Negreiros, a edição do livro O Melhor Verão de Sempre, a performance Ode Triunfal de Álvaro de Campos, a peça musical O Bichinho do Jazz de João Carlos Celestino Gomes, as edições da Prosa do Transiberiano de Sónia Delaunay e Blaise Cendrars e dos 50 Postais para a Construção da Europa.
A revista/catálogo contou com a participação dos alunos do 9.º ano de escolaridade e de alguns convidados: Emília Ferreira (diretora do Museu do Chiado), Rui Tentúgal (editor do semanário Expresso), Claúdia Galhós (escritora e crítica de Artes performativas no semanário Expresso), Inês Andrade (escritora), Dionísio Abreu (artista plástico), Luís Calau (arquiteto), Inês Calau (estudante de artes plásticas), Pedro Sousa Pereira (Jornalista da Agência Lusa e ilustrador) e dos professores do agrupamento, Adriano Brito, Carlos Matos, Lucinda Queiróz, Lurdes Brito e Paula Madeira.
MAAM
é o corolário de um conjunto de questões/ações relativas à arte e à educação. Projeto de relação em que as hierarquias se esbatem (hierarquias pessoais e disciplinares) e afirmação convicta de uma poética da simplicidade, amabilidade, otimismo e humor frente ao desencanto, pessimismo e descrença que parece ter-se abatido sobre o ensino e a arte.
Certos que todo este trabalho se perderá se não for apoiado e divulgado vimos solicitar a sua participação na cerimónia de lançamento e entrega do catálogo aos alunos envolvidos.
Carlos Matos e Lurdes Brito
(Coordenadores do Projeto MAAM)
Sem comentários:
Enviar um comentário