Powered by DaysPedia.com
1117am
ter, 24 de Novembro

quarta-feira, 2 de abril de 2014

AUTOR DO MÊS (EB 1/JI DA GIESTA)

Max Velthuijs

(Haia, 1923 – 2005)






BIOGRAFIA 

Max Velthuijs nasceu em Haia (Holanda) a 22 de Maio de 1923. Em 1944 completou os seus estudos de Desenho Gráfico e Arte na Academia da Arnhem. Após o fim da Segunda Guerra Mundial dedicou-se à conceção gráfica de impressos políticos. Foram-lhe encomendados diversos cartazes, selos, capas de livros, desenhos animados e anúncios publicitários, pelos quais recebeu diversos prémios. Realizou numerosas exposições individuais em galerias holandesas e também foi professor na Academia de Artes de Haia. 

Em 1968 ilustrou um livro para a editora helvética Nord Sud, e no ano seguinte publicou o seu primeiro livro (O menino e o peixe). A partir daí ilustrou sempre os seus contos. Nos anos 80 direcionou o seu talento gráfico e pictórico para os livros infantis. A sua produção literária superou os quarenta títulos. A sua obra encontra-se traduzida em 14 línguas, das quais se salienta o português, o inglês, o castelhano, o francês, o japonês e o coreano. 

Em 2003, quando completou 80 anos, no âmbito da Feira do Livro de Bolonha (Itália), foi-lhe organizado um evento de comemoração na Sala Farnese do Palazzo Comunale. 

Entre os muitos prémios que lhe foram atribuídos pela sua obra incluem-se o Dutch Silver Pencil Award (Prémio Lápis de Prata da Holanda) e, por duas vezes, o Dutch Golden Paintbrush (Pincel de Ouro da Holanda). Foi também contemplado com o American Graphic Award of the Society of Illustrators (Estados Unidos), o Prix de Treize (França) e, também por duas vezes, o Bestlist (Alemanha). 

Em 2004 foi-lhe concedido o Prémio Hans Christian Andersen na categoria de ilustrador. Segundo o júri, o Prémio Andersen significou um reconhecimento ao brilhante narrador e artista (…) por ter dedicado a sua vida à literatura infantil. Velthuijs demonstrou em numerosas ocasiões que compreende as crianças: as suas dúvidas, os seus medos e as suas alegrias. Os seus livros são pequenas joias de imagem e texto que se integram para dar apoio e confiança às crianças quando resolvem explorar o mundo que as rodeia

Max Velthuijs faleceu a 25 de Janeiro de 2005, em Haia, sua cidade natal. 



Traduzido e adaptado de Imaginária: revista quincenal sobre literatura infantil y juvenil, n.º 127, 28 de Abril de 2004.

Sem comentários:

Enviar um comentário