Powered by DaysPedia.com
1117am
ter, 24 de Novembro

quarta-feira, 27 de maio de 2020

TRABALHOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS

HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL  - 5.º ANO






Estava D. Henrique numa varanda do castelo a olhar o mar com um ar desafiador. Chegou o rei D. João I, o seu pai, e disse-lhe, apontando o mar:


Rei – Filho, que bom encontrar-te aqui. Tenho em ti grandes esperanças. Que possas descobrir novas terras, dar-nos novos mundos.

Henrique – Meu rei, pai, creio estar pronto e esperança também não me falta.

Rei – Acho que está na hora de avançares pelo mar fora e ir em busca do desconhecido. Portugal precisa de ti.

Henrique – Oh pai... Desde miúdo que gosto muito de descobrir. O que vai começar por ser uma aventura para mim, com o que sei, estudei e sonhei serão estas viagens um grande avanço para o nosso Portugal do futuro.

Rei – É verdade, meu destemido filho. Se os descobrimentos tiverem sucesso Portugal estará a salvo desses anos de fomes, guerras e pestes. Precisamos de novas terras, novos mercados e produtos, metais, cereais, matérias-primas, mão de obra, de melhorar as condições de vida.

Henrique – Estou muito feliz por confiares em mim e em meus irmãos para vos poder ajudar a tornar Portugal maior. Aos nossos navegadores, aos nossos marinheiros não lhes faltará coragem porque com Deus e em nome d’El Rei D. João I se lançarão ao mar.

Rei – Que nenhum monstro, que nenhuma tempestade, que nenhum mar te consiga parar. Vai e salva este país!

Henrique – Meu rei, temos tudo para ultrapassar todos os obstáculos que existam. Temos a força dos heróis portugueses!



                Diálogo imaginado e criado por David Vidal e Sara Figueiredo 5.º G
                                      (Professora Suzana Rabumba)

Sem comentários:

Enviar um comentário