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ter, 24 de Novembro

quarta-feira, 17 de junho de 2020

DEPARTAMENTO DO PRÉ-ESCOLAR - E@D

ESTORIANDO...


Na sequência da suspensão de atividades letivas e não letivas presenciais a 16 de março por ordem governamental, no âmbito das medidas extraordinárias e de carácter urgente de resposta à situação epidemiológica do novo coronavírus, elencadas no Decreto-Lei n.º 10-A/2020, as escolas mobilizaram esforços e recursos para responder aos desafios desta situação nova.

A exemplo dos restantes níveis de ensino, o grupo de docentes da Educação Pré-Escolar, refletiu, planeou e concebeu o projeto de acompanhamento e apoio às crianças, monitorizado à distância. Para o efeito, deu continuidade à estratégia definida no Plano de Ação “Estoriando”, cuja intencionalidade educativa, transversal às diferentes áreas de conteúdo previstas nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE), prevê o desenvolvimento linguístico das crianças enquanto meio de comunicação e de acesso ao conhecimento, como fator importante para uma sólida construção dos pilares da literacia emergente. Assim, apoiando as famílias, os educadores pretenderam disponibilizar atividades lúdicas, de carácter facultativo, ainda que ancoradas numa visão estruturada e estruturante para o desenvolvimento da criança em geral e da expressão e comunicação em particular.

Estas atividades foram disponibilizadas aos pais através da plataforma Microsoft TEAMS, no início de cada semana, entre 20 de abril e 29 de maio. O núcleo central era uma história a partir da qual se sugeriam atividades transversais às três grandes áreas de conteúdo e seus domínios e subdomínios: Formação Pessoal e Social, Expressão e Comunicação e Conhecimento do Mundo.

Paralelamente, foram estabelecidos contactos síncronos entre as crianças e a respetiva educadora titular de grupo, em dois momentos semanais com a duração de 60 minutos cada. Estes contactos foram muito gratificantes do ponto de vista de participação das crianças, do seu envolvimento e adesão às propostas. As famílias manifestaram-se interessadas e disponíveis nessa colaboração. Como resultado desse manifesto interesse são as evidências por elas publicadas para partilha na plataforma.

Perante o esforço e empenho das famílias, docentes e crianças em tornar este tempo de confinamento, um tempo útil, diferente e criativo no desenvolvimento das crianças, decidiu este Departamento de Educação Pré-Escolar, em articulação com a Biblioteca da Escola Sede, partilhar as atividades desenvolvidas durante o período de confinamento, e comprovando a alternativa encontrada perante a inevitabilidade do afastamento físico.

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