Powered by DaysPedia.com
1117am
ter, 24 de Novembro

segunda-feira, 8 de março de 2021

MOMENTO DE LEITURA NO BLOGUE

Ó stora





Há alguns dias que não aparecia, mas hoje chegou cedo. Vem sempre só, senta-se no sofá do canto e fica uma hora quieto, a olhar as estantes carregadas de livros, só de vez em quando atirando os olhos pela janela, talvez para espreitar as aves. Registei a entrada: nome, número, turma, objetivo da ida à biblioteca. Foi desnecessário ouvir a resposta, pois que eu já a sabia — passar o tempo. Não gosta de conversar e responde-me com monossílabos, embrulha-se naquele estranho silêncio e ali fica, olhando vagamente as prateleiras, tamborilando os dedos ao som das teclas do meu computador. 
Descobri que chega todos os dias à escola uma hora antes da aula porque aproveita a boleia do pai. Estamos sempre sós àquela hora da manhã e hoje perguntei-lhe, mais uma vez, se não queria ler um livro. Como sempre, a resposta saiu veloz:
 — Eu não, detesto ler! Detesto livros! São uma seca...! 
Não comentei. Esperei alguns minutos e perguntei-lhe se não gostaria de me ajudar... Eu tinha tantos livros para arrumar, tantas requisições da véspera... E depois, ele era mais leve do que eu, poderia subir mais facilmente os degraus do escadote, sem tonturas, e arrumar tudo mais rapidamente... 
Levantou-se lentamente, curioso, seduzido. Subiu o escadote, num misto de surpresa e agrado, e agarrou o primeiro livro que eu lhe estendia, para o colocar na prateleira indicada. 
Com os braços cheios de livros, eu ia dizendo:
 — Este é na da esquerda, estes dois vão lá para cima, os dicionários ficam ao lado dos outros, na prateleira do meio... 
Depois dos livros arrumados, já não regressou ao sofá. Ficou a rondar-me disfarçadamente e disparou a pergunta: 
— Ó Stora, já leu estes livros todos?
 Nunca mais parámos de conversar. Respondi-lhe que não:
 — Cruzes, Deus me livre! 
Expliquei-lhe que nem sequer gostava de todos, só de alguns. Levei-o à estante da banda desenhada, depois à da poesia, fiquei a vê-lo passar o dedo pelas lombadas, a folhear as páginas, num quase afago... 
— Um dia talvez comece a ler um livro... Talvez um de poemas... — sussurrou meio envergonhado. 
A campainha tocou e ele sobressaltou-se. Pegou na mochila, despediu-se e antes de sair, perguntou a medo: 
— Amanhã posso ajudar outra vez a arrumar os livros?
 Vi-o correr para as aulas: uma criança estouvada no seu caminhar, um passarinho a conquistar o mundo...
Um futuro leitor apaixonado — aposto eu, com toda a segurança.

Ana Paula Mateus

Sem comentários:

Enviar um comentário