Powered by DaysPedia.com
1117am
ter, 24 de Novembro

segunda-feira, 17 de maio de 2021

MÃE

                                        Biblioteca Papiniano Carlos
   
  Projeto do "Dia da Mãe" das crianças da Sala 6 da Educadora Carla Nunes da Escola Básica da Giesta.

         
Histórias exploradas ao longo do mês de abril sob a temática da Mãe.
               


 Cabecinhas a pensar, sonhar, imaginar, idealizar… e o que se seguiu?

  Arregaçar as mangas e mãos à obra!

Como as crianças já tinham semeado feijões e ervas aromáticas a Educadora combinou que iria ao "horto" perceber o que se poderia fazer de diferente para o Dia da Mãe. (Ver Blogue - Mensagens antigas). Decidiram que iriam transplantar flores para um lindo vaso de barro pintado pelas crianças! Teriam de cuidar muito bem delas, regar, falar com as flores, dar toda a energia positiva e amor.



E assim iníciou-se um mês de muito trabalho. Todos os dias as crianças sugeriam uma ideia nova, um pormenor a acrescentar. Embora a prenda seja comum a todas as crianças cada uma foi fazendo escolhas ao longo deste processo, por isso não há uma prenda igual à outra, cada uma teve a oportunidade de escolher cores de cartolina, cores de tintas, o poema e o postal que queria fazer para a mãe, a flor que queria contruir, entre outras escolhas. O carinho, amor e empenho esteve patente em cada etapa deste presente.




 Ainda fizeram uma experiência que fazia parte do presente, a borboleta!


O envolvimento foi gigantesco e progressivamente as crianças perceberam que podem idealizar, sonhar, criar projetos e para concretizarem têm que arregaçar as mangas e mãos à obra e quando deparados com um problema já dizem: “Temos que encontrar uma solução!”.

Surgiu também a ideia, por parte de uma criança, de “Enviar, de verdade, uma carta para a mãe! Com selo de verdade, que se compra nos correios!” Mais uma surpresa para a mãe e muito frágil! Palavra nova, descoberta na observação das raízes do feijão e que deu lugar a um grande debate e troca de ideias sobre o seu significado!



E este foi o produto final.


Sem comentários:

Enviar um comentário