Powered by DaysPedia.com
1117am
ter, 24 de Novembro

terça-feira, 4 de maio de 2021

SER PROFESSOR - PARTE II

 Reflexão de uma aluna do Ensino Secundário sobre os professores


B9

(...) O professor é aquele que olha para a pluralidade das suas telas em branco e as ama pelas diferenças. De facto ser professor não é só amar as diferenças como também é cativar o coração do mais reticente, espalhando assim, o amor pelo diferente mas, acima de tudo a compreensão pelo outro.

No final, o professor realiza o impensável e raro feito que é amar a incompletude e imperfeição das suas telas em branco. Não só amar o resultado mas também o caminho que percorreu com os seus quadros, agora um pouco mais coloridos. É secretamente, quase que por instinto, ser professor é imaginar, é desenvolver mentalmente a incompletude destas telas e deleitar – se com algo que apenas existe na possibilidade, no pensamento.

E despedida, para o professor tal não existe pois ele vive e nós vivemos dentro dele. Se algum dia se abrisse um professor e se espreitasse lá para dentro de certo que encontraríamos uma infinidade de letras, que por magia se organizam e formam nomes que dentro deles carregam um universo de vivências. Diria mais, talvez para os mais atentos, para quem realmente tem o dom de ouvir o inaudível, seja possível detetar o indelével sussurro do coração do professor que entoa as mais belas histórias, que perpetua e eterniza cada choro e cada sorriso.(...)


                                                  Beatriz Caires - 11.ºA

Sem comentários:

Enviar um comentário