Powered by DaysPedia.com
1117am
ter, 24 de Novembro

terça-feira, 31 de maio de 2022

DESEMPREGO - OPINIÃO DOS NOSSOS ALUNOS - 2

Escola Básica de Boucinha: 

CB Correio Braziliense

Os alunos do 4.º ano, turma B, da professora Delmina Oliveira refletiram sobre o tema: 

"O desemprego é uma situação em que uma pessoa que antes estava empregada e a seguir é despedida ou despede-se. Entretanto pode começar a ter algumas dificuldades de vida ou pode mudar de vida e ser mais feliz.

A minha mãe já esteve desempregada e sentiu várias dificuldades. Teve dificuldade em pagar coisas essenciais tais como as despesas da casa. Ela esteve algum tempo à procura de um emprego e não desistiu.

Naquele momento eu não poderia ajudá-la a procurar um emprego bom e que a recebesse bem, o mais rápido possível. Eu ajudava-a ao pedir poucas coisas e a dar-lhe miminhos para que ela não tivesse tantas dificuldades de vida e se sentisse menos triste.

Se eu tivesse poder, para diminuir o desemprego eu iria falar com os governantes e com quem trata dos empregos e da formação profissional e tentaria meter a pessoas desempregadas a trabalhar nas tarefas que elas mais gostam e são mesmo boas a fazer e, as pessoas que não quisessem trabalhar por preguiça, eu não iria obriga-las a trabalhar, mas também não lhes facilitaria dinheiro, para elas aprenderem a dar valor ao que custa o esforço e o empenho."

                                                                           Paulo Queirós, 4.ºB 

"Quando uma pessoa é despedida ou se despede passa a estar em situação de desemprego. O meu pai já foi desempregado, mas conseguiu arranjar um novo emprego em pouco tempo. A minha mãe também já foi desempregada, mas ela despediu-se para cuidar de mim e da minha irmã.

A pessoa desempregada vai ter de enfrentar várias dificuldades como pagar a conta da água, da eletricidade, a gasolina e a comida para se alimentar e alimentar a família.

Para resolver esse problema deveria ser possível oferecer um emprego a cada pessoa para que toda a gente tivesse ordenado e sentisse útil e realizada. Enquanto uma pessoa não encontrasse um emprego, o governo pagaria um subsídio, mas seriam necessárias regras para não haver batotice."
                                                                       João Oliveira, 4.ºB

Sem comentários:

Enviar um comentário