Powered by DaysPedia.com
1117am
ter, 24 de Novembro

terça-feira, 31 de maio de 2022

DESEMPREGO - OPINIÃO DOS NOSSOS ALUNOS

Os alunos do 4.º B da professora Delmina Oliveira refletiram sobre o tema:

CB Correio Braziliense

"O desemprego é muito mau pois faz as pessoas sofrer. Por exemplo, a minha mãe mal ficou grávida de mim viu-se desempregada. É claro que ficou triste por não ganhar dinheiro, mas o meu pai deu-lhe tudo que ela precisou.

As pessoas que ficam desempregadas sofrem muito, porque não têm dinheiro para pagar as despesas tais como: renda da casa, os estudos aos filhos, o seguro do carro, etc.

Temos que ajudar as pessoas sem dinheiro por causa de estarem desempregadas e assim tentar acabar com o desemprego. As mulheres trabalham muito em casa, mas não recebem dinheiro por isso."

                                                                                              Filipa Teixeira, 4.º B 

"Há pessoas que passam ou que já passaram pela situação de ‘desemprego’. Para quem não sabe, estar desempregado é ter sido despedido de um trabalho pelo qual se recebia dinheiro ao fim do mês, é andar à procura de trabalho para sustentar a família e não conseguir quem o queira para fazer as tarefas e pagar-lhe depois. Isso faz com que as pessoas não tenham dinheiro, se sintam tristes e aflitas. E isso é horrível!

Às vezes, há pessoas que são irresponsáveis e não fazem bem as suas tarefas ou não são educadas e por isso podem ser despedidas. Aí será mais difícil voltar a arranjar emprego.

Sem dinheiro não podemos comprar comida, nem pagar as contas: água, luz, gás, renda da casa e os estudos das crianças.

Quando o desemprego aparece numa família faz as pessoas pensar como vão arranjar outro trabalho. Têm de ir a entrevistas e dar o seu melhor para convencer os patrões e as patroas de que vale mesmo a pena dar-lhes o emprego.

Dentro de uma família, quem mais sofre é a pessoa que fica desempregada. A falta de trabalho pode afetar a sua saúde. A pessoa fica muito triste e sente-se inútil e precisa de apoio da família e, por vezes, precisa de apoio médico, pois não consegue dormir.

Há muito desemprego em Portugal. Os portugueses sofrem porque não têm dinheiro para pagar as suas contas e para fazer compras. Mas também há muitas pessoas a levantarem-se muito cedo e trabalhar muito e a receber pouco dinheiro pelo seu trabalho.

Na minha opinião, as empresas deviam ter mais apoio do governo para pagarem ordenados mais altos às pessoas e para criarem mais empregos."

                                                                                           Mariana Vieira, 4.ºB

Sem comentários:

Enviar um comentário