Powered by DaysPedia.com
1117am
ter, 24 de Novembro

sexta-feira, 7 de março de 2014

CONHECER OUTRAS BIBLIOTECAS

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin





A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) é um órgão da Universidade de São Paulo (USP). Foi criada, em Janeiro de 2005, para acolher e integrar a brasiliana* reunida ao longo de mais de oitenta anos pelo bibliófilo José Mindlin e sua esposa Guita. A colecção foi doada pela família Mindlin à USP. Com o seu expressivo conjunto de livros e manuscritos, a brasiliana da BBM é considerada a mais importante colecção do género reunida por um particular. São cerca de 17000 títulos, ou 40000 volumes. Parte do acervo doado pertencia ao bibliófilo Rubens Borba de Moraes, cuja biblioteca foi guardada por Guita e José Mindlin desde a sua morte.



São funções da Biblioteca Mindlin, em conformidade com o seu regimento, conservar, divulgar e facilitar o acesso de estudantes, pesquisadores e do público em geral ao seu acervo; assim como promover a disseminação de estudos de assuntos brasileiros por meio de programas e projectos específicos. Neste sentido, como órgāo da Universidade, a Biblioteca tem reunido especialistas, sediado projectos e apoiado iniciativas de estudos no campo da história e geografia do Brasil, literatura e cultura brasileiras, assim como sociologia, antropologia, economia e outras áreas afins - próximas às vertentes que conformaram a colecção Brasiliana de dr. José Mindlin.


Por outro lado, a Biblioteca Mindlin organizou-se - reivindicando outra tradição cultivada pelo seu criador - como um centro interdisciplinar devotado aos estudos da "cultura do livro". No actual contexto de ampliação do campo de estudos do livro, nas suas múltiplas dimensões disciplinares e interdisciplinares, a Biblioteca Mindlin configura-se como um centro capaz de agregar estudiosos e pesquisadores interessados. Um espaço académico para congregar e promover a pesquisa sobre a prática da escrita e da leitura, a produção do livro e dos impressos em geral, das ciências da informação, das novas tecnologias e meios de difusão da cultura escrita. Como centro de pesquisa, a Biblioteca Mindlin abriga projectos articulados no campo das Humanidades Digitais.


Acervo bibliográfico e documental sobre assuntos brasileiros

Sem comentários:

Enviar um comentário