Powered by DaysPedia.com
1117am
ter, 24 de Novembro

sexta-feira, 12 de julho de 2024

POEMA

QUANDO AS CRIANÇAS BRINCAM

Fernando Pessoa


Quando as crianças brincam
E eu as oiço brincar,
Qualquer coisa em minha alma
Começa a se alegrar.

E toda aquela infância
Que não tive me vem,
Numa onda de alegria
Que não foi de ninguém.

Se quem fui é enigma,
E quem serei visão,
Quem sou ao menos sinta
Isto no coração.

https://gulbenkian.pt/cam/works_cam/retrato-de-fernando-pessoa-139004/

"Publicado em 1933, o poema de Fernando Pessoa não é destinado aos pequenos leitores, mas trata da infância – por isso achamos pertinente que ele esteja aqui. Composto por três estrofes formadas por quatro versos cada (em geral, com seis sílabas poéticas), “Quando as crianças brincam” trata da nostalgia do poeta. Ao ouvir crianças brincando, o eu-lírico se alegra ao lembrar da infância, ainda que suas lembranças sejam construídas e não reais, como se observa na segunda e terceira estrofe. Há, portanto, certa tristeza do sujeito poético ao rememorar uma época da vida que não foi como ele gostaria, mas, ao mesmo tempo, um sentimento alegre ao imaginar como ela poderia ter sido feliz. (…)"

                   in https://poesiainfantilblog.wordpress.com/fernando-pessoa/

Sem comentários:

Enviar um comentário